Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Administração de Maracajá participa da carreata do 'Agosto Laranja' da APAE

Publicado em 01/09/2022 às 09:21 - Atualizado em 01/09/2022 às 09:21

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maracajá com o apoio da Administração Municipal, promoveu na tarde desta terça-feira, dia 30/08, uma carreata em prol do mês de conscientização e prevenção das deficiências, denominado 'Agosto Laranja'.

 

A carreata reuniu cerca de 30 carros, entre eles um ônibus escolar com os alunos da Apae, todos enfeitados com balões e adereços na cor laranja. Um carro de som puxou a fila, que percorreu algumas ruas da cidade, passando em frente ao Cemasas, Escola 12 de Maio, Centro de Educação Infantil Margareth Mª Tomasi Rocha, Escola Maria Libânia Machado, no Encruzo, Escola Eulália Oliveira de Bem, no Espigão Grande, Escola Básica Eufrásio Avelino Rocha, na Vila Beatriz, retornando pela Avenida Nossa Senhora da Conceição, finalizado o percurso de onde saiu, em frente à APAE.

 

"Agradecemos aos estudantes e professores que aguardaram em frente às escolas a passagem da carreata, com balões, cartazes e pompons, incentivando e apoiando a campanha da Apae, que faz um trabalho importante com nossos alunos especiais", disse o diretor de Educação, Daniel de Souza.

 

A III Edição da Carreata de Conscientização e Prevenção de Deficiências faz parte do trabalho programa de prevenção desenvolvido pela APAE, e busca alertar os munícipes sobre os cuidados para diminuir a ocorrência de novas deficiências, tanto no nascimento quanto ao longo da vida. "A carreata faz parte do Programa Prevenir, que busca desenvolver junto à comunidade, ações sobre os vários fatores de risco que podem causar deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a sua responsabilidade na redução desta incidência", explica a psicóloga da Apae, Camila Duarte Resende.

 

Conscientização

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, 70% dos casos de deficiência poderiam ser evitados se houvesse planejamento na gestação. "Algumas deficiências são prevenidas na preconcepção, durante a gravidez, no perinatal e no pré-natal. Nosso objetivo com a campanha é repassar a comunidade para conscientizar e prevenir”, disse a psicóloga.

 

A ação fechou a programação da Campanha Agosto Laranja, sendo desenvolvida durante todo o mês e incluiu visita ao serviço de equoterapia, no haras de Araranguá; encontro com grupo de gestantes do município; visita à exposição das Apaes da região Sul no Center Shopping; encontro na Apae com grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV); festa da família na escola; visita/palestra nas escolas do município; parajogos e bailinho.

 

Parceria

A primeira-dama de Maracajá, Claudete Rocha Brambila, representou o prefeito Anibal Bambila, na carreata e comentou sobre a importância dos trabalhos que a Apae realiza em Maracajá e a parceria que a Administração mantém com a entidade. "A Apae tem um histórico exemplar de atendimento aos nossos alunos especiais, onde disponibiliza de ótima infraestrutura física e de profissionais capacitados. Esse trabalho só fortalece a parceria do Governo do Município com a entidade", comentou.

 

No início do ano, a Administração Municipal renovou o contrato com a Apae, onde está repassando mensalmente à instituição o valor de R$ 7.700,00, totalizando de março a dezembro de 2022, R$ 77 mil.

Também prestigiaram a carreata, a secretária de Administração, Rejane Pereira, presidente do Legislativo, Rodrigo Xavier da Silva, a chefe de Cultura e Esporte do Departamento de Educação, Samira Freitas, e ainda as diretoras das escolas, Aline Mello Rosso, Vanessa De Faveri da Silva e Rosilane Magagnin, membros do Conselho Tutelar, representantes dos departamento de Saúde e da Administração. Da Apae, estavam presentes, o presidente Dilnei de Pelegrini, a psicóloga Camila Duarte Resende, assistente social, Marli Gonçalves, e os professores Darlani Santana, Cássia Fernandes, Leisla Costa, Andréia Leandro, Aline Almeida, Tainá de Souza, Joice Gonçalves e Ediléia de Assis.