Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Professores e gestores de Maracajá participam de Formação Continuada realizada pela UNESC

Publicado em 02/05/2022 às 11:45 - Atualizado em 02/05/2022 às 11:45

Os 116 professores, auxiliares e gestores da Rede Municipal de Ensino de Maracajá estão voltando para o banco da Universidade para aprimorar os seus conhecimentos e receber nova capacitação técnica.

 

Para isso, eles participarão até o mês de novembro da Formação Continuada que será ministrada pelos mestres da Unesc. A aula inaugural e acolhida aconteceu nesta terça-feira, dia 26/04, a tarde, no auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade. A secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, acompanhou o lançamento.

A Formação Continuada é de responsabilidade do Conselho de Educadores da Universidade, vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e será desenvolvida em 12 temas durante os oito meses de duração. Diferentemente da aula inaugural que aconteceu na Unesc, os demais encontros serão realizados em Maracajá.

 

 Temas:

 • Função Social da Escola

• O PPP e a organização Institucional da

Escola

• Pressupostos Pedagógicos

• Organização do Ensino na Educação Infantil: Os campos de experiência e a prática pedagógica

• Organização do Ensino na Alfabetização

• Organização do Ensino na Língua Portuguesa e Língua Inglesa

• Organização do Ensino de Artes

• Organização do Ensino da Educação Física

• Organização do Ensino de História

• Organização do Ensino de Geografia

• Organização do Ensino de Ciências

• Organização do Ensino de Religioso

 

Ao final da Formação, acontece a Plenária para a aprovação pelo coletivo, da Proposta Curricular e a revisão geral do texto pelos professores da Unesc. Ao todo serão aproximadamente 260 horas de capacitação.

 

Segundo o diretor de Educação de Maracajá, Daniel de Souza, a prefeitura está desde o ano passado ajustando com a Formação Continuada com a Universidade. Esse era um desejo do prefeito Anibal Brambila desde que assumiu o Governo Municipal. “Depois de nove meses conversando com a equipe pedagógica e técnica da Unesc, estamos iniciando a Formação Continuada para os nossos gestores e professores. Nosso objetivo é capacitar os profissionais da educação e elaborar uma nova proposta curricular para o nosso município”, explica.

 

O diretor ainda comenta que a equipe sentiu a necessidade e pediu a capacitação pedagógica, após este tempo de pandemia. “Nós queremos dar continuidade a esta formação para os demais anos, manter esta capacitação continuada será importante para o desenvolvimento educacional de Maracajá. Será uma oportunidade para aprender um monte de coisa que servirá para arrumar os conteúdos defasados dos últimos dois anos”, avalia.

 

A técnica pedagógica da Escola de Educação Básica Municipal Eulália Oliveira de Bem, Rosane Savi Costa, comentou da importância em participar da Formação Continuada. “É uma oportunidade que a gente tem. Sair um pouco da sala de aula e ter novas experiências para levar novos conhecimentos aos nossos alunos. Devido à pandemia estamos nos reconstruindo novamente. As crianças estão dispersas com dificuldades para prestar atenção, percebemos isto no dia a dia. Considero muito importante, e muito bom, temos que aproveitar ao máximo essa oportunidade”, analisa.

Muito estudo, trocas e aprendizagem.

 

Para a professora e presidente do Conselho da Formação Continuada, Andréia Rabelo Marcelino, esta tarde foi para apresentar e validar com todos a proposta de Formação Continuada Externa visando a Educação Básica do Município. “Teremos um ano de muito estudo, trocas, registros e aprendizagem, para na sequência fazer a escrita da Proposta Curricular de Maracajá, de acordo com as prioridades do município e realidade de cada escola. A Formação Continuada de professores é um momento rico, permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários para qualificar ainda mais os processos teóricos e práticos para garantir o processo de ensino-aprendizagem de todos os envolvidos”, comenta.

 

Após a validação com o grupo, a professora Gislene Camargo, iniciou com dois questionamentos pertinentes, fazendo com que o grupo já começasse a pensar na proposta de formação. Cada professor recebeu um kit Unesc, para realizar os registros e as anotações ao longo da Formação.

 

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino da Unesc, Ioná Bez Birolo, representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, na recepção dos profissionais de educação de Maracajá. Ela enalteceu o encontro e ressaltou a honra que a Unesc tem em poder contribuir para o aperfeiçoamento e a capacitação dos professores municipais de Maracajá. “É uma honra para nós fazer parte desse sonho. Acredito demais na formação continuada, na educação permanente. Entendo que vocês terão nos próximos meses práticas renovadoras, a partir do que vocês vão viver aqui. Precisamos muito refletir sobre a nossa prática e também praticar as nossas reflexões. E quando a gente tem uma boa pegada na formação continuada na educação permanente, esses encontros vão proporcionar essa mudança na prática de você, eles serão transformadores. Agradeço demais a confiança do prefeito de Maracajá, com a nossa Universidade. Vamos dar o nosso melhor nesta Formação Continuada, para que ela faça a diferença na vida de cada um de vocês e também na vida das pessoas de Maracajá”, finalizou.