Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Maracajá realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Publicado em 02/05/2022 às 11:43 - Atualizado em 02/05/2022 às 11:43

A Administração Municipal de Maracajá, em parceria com o Departamento de Saúde e o Conselho de Saúde, realiza nesta quarta-feira, dia 27/04, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento será no Centro de Eventos Jerivás, anexo ao Parque Ecológico Municipal Thomaz Pedro Rocha, a partir das 13h.

 

O tema central da Conferência será “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.

 

Segundo a diretora de Saúde de Maracajá, Michele Gonçalves, o objetivo do evento é discutir propostas e soluções voltadas para melhoria nos serviços de saúde mental ofertados pelo poder público. "É importante a participação dos gestores públicos e da comunidade, pois estamos tratando de um tema importante. Vamos analisar as prioridades e elaborar propostas que contribua para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental, e que auxiliem na consolidação dos programas e ações em prol da saúde mental para Maracajá", disse.

 

Quatro Eixos

A conferência terá quatro eixos principais. São eles: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

 

Etapas

A conferência está dividida em três etapas. Após a etapa municipal, ocorrerá a etapa macrosul, nos dias 7 e 8 de junho, reunindo as regiões da Amesc, Amrec e Amurel, no auditório Ruy Hülse, em Criciúma. Já a etapa estadual será em Florianópolis, no dia 30 de junho, encerrando com a etapa nacional em novembro.