Professores de Maracajá passam por formação continuada

Publicado em 01/02/2011 às 00:00 - Atualizado em 26/06/2014 às 10:23

Os cerca de 70 professores da rede municipal de Maracajá passaram, nesta terça-feira, 1º, de uma capacitação no Parque Ecológico. A Unesc iniciou um projeto de Formação Continuada da Rede Municipal.

Nesta primeira etapa os professores assistiram a palestra “A profissão professor e os novos desafios da prática docente”, com o professor doutor Ricardo Luiz de Bittencourt. Em seguida ocorreu a apresentação da proposta pedagógica da capacitação, com participação de docentes da Universidade, e foi realizado um diagnóstico junto aos professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais e finais).

O processo será desenvolvido até o mês de outubro em encontros mensais, começando com a discussão e formulação de uma proposta de matrix curricular para o município. Os participantes também vão trabalhar na elaboração do Projeto Político Pedagógico, além de discutir e problematizar questões relacionadas à parte pedagógica (conteúdos, processos avaliativos). Os trabalhos estão sob a coordenação e execução da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidade, Ciências e Educação) da Unesc, com a participação de cerca de 50 professores, das várias licenciaturas.

A abertura da Formação Continuada de Maracajá contou com as participações do diretor de Educação, Denner Casagrande Lucas, do vice-prefeito Everaldo João Pereira, e da diretora da UNA HCE, professora Samira Casagrande.

Segundo o diretor de Educação, os professores também assistiram a apresentação do grupo teatral Bocarela das Palavradas. Já à tarde, os cerca de 70 professores, começaram a construção da proposta de trabalho. “A intenção nossa é primar pela valorizando do profissional”, destaca Denner. Além disso, durante o ano, mensalmente, haverá a formação continuada com todos os profissionais da educação municipal de Maracajá.