Prefeitura de Maracajá lança programa ProJovem

Publicado em 21/09/2010 às 00:00 - Atualizado em 26/06/2014 às 10:23

Começou nesta terça-feira, 21, as aulas para 15 alunos inscritos no curso ProJovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), em Maracajá.

Segundo a professora Lays Costa, este programa pretende atender jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social. “A maioria dos 15 alunos que vão fazer o curso já estava no Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e agora terão nova oportunidade de ampliar seu conhecimento”, conta.

Os alunos vão ter aulas de educação física, informática e teóricas. “As atividades físicas vão ser realizadas no ginásio, a informática vai ser feita na escola municipal 12 de Maio e a aula teórica na sede do Cras (Centro de Referência de Assistência Social)”, informa Lays.

O Prefeito Wagner  da Rosa reiterou a importância deste programa para oportunizar o jovem uma qualificação para inserção no mercado de trabalho.

As aulas serão realizadas quatro dias por semana no período da tarde, das 13h30min às 17h, e tem previsão de término no final de 2011. Os jovens matriculados que frequentarem o curso receberão alimentação e material didático.

O Projovem Adolescente, programa do governo federal, é um serviço socioeducativo, que tem como objetivo realizar ações que proporcionem alternativas para que os jovens enfrentem as situações de vulnerabilidade social, complementando assim, a proteção social básica à família. Além de mecanismos que orientam os jovens para uma boa convivência familiar, o Projovem possibilita oportunidades de inserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Paralelo a isso, o Programa permite que os jovens desenvolvam suas habilidades e potencialidades