Estudantes da rede municipal ensinam alunos da Apae a reciclar papel

Publicado em 29/09/2010 às 00:00 - Atualizado em 26/06/2014 às 10:23

Para contribuir com a preservação ambiental, há três anos foi implantado na Escola de Educação Municipal Eulália Oliveira de Bem, de Maracajá, a produção de reciclagem de papéis. Como a técnica utilizada não acarreta custos, somente benefícios, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Maracajá, solicitou a ajuda dos alunos para que os apaeanos também pudessem produzir papel reciclado.

A ideia é utilizar o material produzido na própria Apae na confecção de cartões de Natal, enfeites, etc.

O projeto é desenvolvido na disciplina de Educação Patrimonial e Ambiental, pela professora Odécia Almeida de Souza, que convidou um grupo de alunos para repassar a técnica aos estudantes da Apae.

A jovem Letícia Cichella, 13 anos, já faz parte do projeto de reciclagem na escola desde o início. Para ela a experiência foi única. "Foi muito importante interagir com pessoas que não fazem parte do nosso cotidiano", lembra.

Para Flávia Mendes de Resendes, 13, foi muito bom interagir com os alunos da Apae. "Foi uma experiência nova e prazerosa, já que consegui levar adiante o meu conhecimento".

A estudante Deisi da Silva, 13, também gostou da iniciativa de ajudar outras pessoas a aprender a reciclar.

Seis alunos da Apae aprenderam a técnica utilizada na escola. "A turma da oficina pedagógica da professora Josiane Eugênio nos procurou e prontamente fomos repassar a técnica que já adotamos na escola há três anos", conta a professora responsável, Odécia.

A técnica é diferenciada, pois não usa cola, somente água, papel e tintura artificial ou natural. "Os alunos da Apae fixaram bem rápido", finaliza.