Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Maracajá recebe coordenadores municipais do Programa Penso, Logo Destino

Publicado em 04/08/2022 às 14:38 - Atualizado em 04/08/2022 às 14:40

O município de Maracajá recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 14/07, os coordenadores municipais da AMESC E AMREC, do Programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA). Também participaram do encontro, o coordenador estadual do Programa, Cícero Brasil, o gerente Regional do IMA, Marcos Fravo, e a coordenadora regional, Francine Menegali.

 

Os visitantes foram recepcionados no Centro de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Acendino José Capela, pelo prefeito de Maracajá, Anibal Brabila, pela bióloga e coordenadora do programa, Gisele Dal Pont, e pelo diretor de Turismo, Dilnei Fausto Borges.

 

O prefeito Brambila deu boas-vindas aos participantes e comentou que Maracajá se destaca na região, por ser um dos poucos municípios que realiza a coleta de lixo e faz a destinação correta dos materiais. Mas, para ele, ainda falta conscientização da população em fazer a separação correta do lixo doméstico. "Nosso objetivo é fazermos uma cidade limpa e sustentável, mas para isso é preciso que as pessoas colaborem, separando corretamente o lixo em o que é reciclável, orgânico e rejeito. Dessa forma, os materiais são aproveitados e realizamos a destinação correta de cada um", explicou.

Brambila também enfatizou que os materiais recicláveis, são vendidos em leilões públicos. "Já promovemos três leilões, e conseguimos angariar mais de R$ 500 mil, e estes recursos faço questão de aplicar no Centro de Triagem, onde já adquirimos uma esteira nova e estamos concluindo a obra de um novo pavilhão, que irá estocar os materiais já separados. Por isso, a importância das pessoas colaborarem, pois o lixo vira recurso e benefício para a cidade", argumentou.

 

A bióloga Gisele Dal Pont também detalhou todo processo da coleta seletiva, desde que iniciou até a atualidade. Um vídeo também prendeu a atenção dos participantes, pois destacou todo processo, trazendo depoimentos de moradores que aderiram a coleta seletiva e a compostagem.

 

Palestra

O diretor executivo da Weee.do logística reversa de eletroeletrônicos, Mark Rae, que opera pela Gestora Green Eletron, explanou sobre a coleta correta de produtos eletrônicos. Além disso, ele parabenizou Maracajá pelo Centro de Triagem.

Logo após a palestra, foi definida estratégias para a realização da 1ª Campanha de Recolhimento de eletroeletrônicos, lâmpadas, baterias e pilhas. "Os municípios foram divididos, sendo que Maracajá estará junto com Arroio do Silva e Rincão na campanha. Com isso, os moradores de Maracajá que tiverem os materiais acima citados, podem levar no Centro de Triagem. Em setembro, no dia 27, haverá o recolhimento, que será feito pela Green Eletron", explica a bióloga Gisele.

 

Programa

O programa visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais. O ‘Penso, Logo Destino’ tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. A logística reversa constitui materiais tipo pneus, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, embalagens de lubrificantes, embalagens de agrotóxicos.