#gestão
Renovação do convênio com a Casan será na próxima terça-feira

Publicado em 04/06/2020 às 16:16 - Atualizado em 05/06/2020 às 09:40

Será na próxima terça-feira (9), às 15h, no Centro Administrativo do Governo do Estado, na Capital, a assinatura para renovação do convênio entre o município de Maracajá e a Casan, para exploração do serviço público de distribuição e abastecimento de água e, futuramente, de esgotamento sanitário. A data e os preparativos finais e legais para o ato foram confirmados em reunião realizada na quarta-feira (3), em Florianópolis, com a presidente da empresa, Roberta dos Anjos.

"O último encaminhamento legal é a criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico, que exige uma lei municipal e para isto temos garantia de apoio e agilidade da Câmara de Vereadores para realização de uma sessão extraordinária, se necessário", disse nesta quinta-feira (4) o prefeito Arlindo Rocha, após se reunir em seu gabinete com o presidente do legislativo, vereador Geraldo Leandro.

O Fundo Municipal de Saneamento Básico, previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico, criado há quase dez ano, mas que legalmente não foi instituído, o que será feito agora, antes da assinatura da renovação do convênio para atuação da Casan no município. É para este fundo, por exemplo, que a empresa depositará, mensalmente, 5% de sua receita em Maracajá, para investimentos em obras no sistema.

A Casan, com a renovação do convênio, garante a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município em até nove anos, um investimento de quase R$ 30 milhões e, de imediato, contribuirá com R$ 750 mil para pavimentação asfáltica da Rua Francisco Constantino de Oliveira, via de acesso à comunidade de Garajuva, informou o prefeito Arlindo Rocha, considerando a negociação altamente positiva e histórica para o município.

Ainda na Capital, Arlindo, em companhia de comitiva de Forquilhinha liderada pelo prefeito Dimas Kammer e o deputado Rodrigo Minotto, confirmaram na Secretaria de Estado da Infraestrutura, detalhe finais para liberação de recursos para pavimentação da Rodovia Jacob Westrup. "Todos os encaminhamentos foram dados e ainda em junho o governador Moisés vem à região para conclusão do processo; teremos obras ainda neste ano", prevê Rocha.