---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

#agricultura
Programa Porteira Aberta atende demanda de famílias agricultoras

Publicado em 04/09/2019 às 13:49 - Atualizado em 04/09/2019 às 13:49

O Programa "Porteira Aberta" já atendeu cerca de 180 produtores rurais de Maracajá e, praticamente, zerou a demanda apurada no mês de maio, quando foi apresentado às famílias agricultoras e relacionada a necessidade de cada uma. Fruto da lei 1153/2019, pelo programa a administração municipal presta serviços a preços subsidiados no interior das propriedades. A maior demanda foi de revestimento de estradas de acesso as propriedades, informa o diretor de Agricultura, Luiz Martinello, o Neguinho.

"Tínhamos situações dramáticas de alguns agricultores, que enfrentavam dificuldades para acessar suas áreas produtivas e casos muito preocupantes do pessoal que trabalha com gado leiteiro; os rizicultores, da mesma forma, precisam deste tipo de apoio da administração; a lei permitiu que isto fosse feito, com uma contrapartida compatível com as condições das famílias rurais", ressalta Neguinho.

Os agricultores, para este benefício de revestimento de estradas dentro de suas propriedades, segundo o diretor de Agricultura, pagam apenas R$ 4,50 por quilômetro rodado dos caminhões caçamba da prefeitura e o material utilizando - seixo rolado ou cascalho - é gratuito, retirado pela administração do leito do Rio Mãe Luzia, com autorização ambiental federal, e de uma jazida particular, cedida gratuitamente ao município.

Outro serviço dos mais requisitados, ressalta Martinello, é o de silagem de milho, resultado da ampliação da atividade de criação de gado de corte e de leite no município. Na safra do milho, entre dezembro de 2018 e julho de 2019, cerca de 240 produtores rurais foram beneficiados, totalizando mais de 1,6 mil toneladas de silagem. O Departamento ainda executa, a preços subsidiados, serviços de preparo da terra e de máquinas como escavadeira hidráulica, retroescavadeira, tratores, entre outras, e caminhões.