#educação
Programa Protetor Ambiental tem aula inaugural

Publicado em 08/05/2019 às 16:48 - Atualizado em 09/05/2019 às 09:37

Os 30 alunos das redes públicas de Maracajá, com idades entre 12 e 14 anos, selecionados para o Programa Protetor Ambiental, assistiram a aula inaugural na noite desta terça-feira (7), após solenidade com presença de autoridades, familiares e convidados especiais.

O ato foi realizado no Centro de Eventos dos Jerivás, anexo do Parque Ecológico Maracajá, onde os novos integrantes do programa receberam uniforme, boné, cantil, botas de couro, agenda e material didático que utilizarão durante a capacitação, programada para se estender até novembro deste ano, num total de 180 horas/aula.

O programa Protetor Ambiental, executado pela Polícia Militar Ambiental, com recursos do Ministério Público Estadual, proporcionará aos estudantes - 16 da rede municipal de ensino e 14 das escolas estaduais de Maracajá - conhecimentos sobre preservação do meio ambiente e interação com equipamentos que têm este fim.

As aulas são semanais, no contra turno escolar e o conteúdo contempla informações sobre estrutura e atividades da Polícia militar, ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, de flora e de fauna, legislação ambiental, unidades de conservação, que são visitadas na região, em visitas educativas.

O ato solene que antecedeu a aula inaugural foi presidida pelo tenente João Hélio Schneider de Siqueira Santos, comandante da PM Ambiental de Maracajá, e contou com a presença do vice-prefeito de Maracajá, Ademir de Oliveira, secretária de Meio Ambiente Gisele Dal Pont e diretora de Educação Cristiane Sant`Ana.

A aula inaugural foi ministrada pela professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, que, além de apresentar ao público o Museu que coordena, abordou o tema "Ameaças à Biodiversidade", mostrando os resultados da ação humana sobre o meio ambiente e as consequências à vida animal, colocando espécies animais em fase de extinção.